Alerta Ferrugem

A Portal Agro em parceria com a faculdade REHAGRO mantêm o alerta ferrugem - Portal Agro, serviço que monitora e informa a ocorrência do esporo que causa a ferrugem asiática em lavouras de soja nas regiões produtoras do estado do Pará. A doença é considerada a mais importante doença em lavouras de soja, capaz de provocar perdas que podem alcançar 90% da produtividade.

O serviço de Alerta Ferrugem Portal faz a instalação de coletores em propriedades rurais estrategicamente selecionadas nas regiões de Paragominas, Dom Eliseu, Rondom do Pará e Tailândia, equipamento que serve para reter os esporos do fungo que passam por ali em lâminas de microscópio instaladas em seu interior. As lâminas são coletadas periodicamente e encaminhadas para análise em laboratório. Se confirmada a presença de esporos do fungo, essa informação é amplamente divulgada.

O monitoramento de P. pachyrhizi (Agente etiológico da ferrugem asiática da soja) via coletor de esporos é uma estratégia importante para o manejo da ferrugem da soja de forma racional, porque permite detectar a presença de esporos 40 dias antes da manifestação efetiva da doença a campo, possibilitando, assim, planejar/definir a aplicação de fungicidas, operação que deve ser feita principalmente quando há a conjugação de três fatores – lavouras no período reprodutivo, presença de esporos e ambiente favorável para o desenvolvimento da doença. A recomendação é que essa decisão seja sempre discutida com um técnico.

Coletores: